3 de outubro de 2014

Enigma na Televisão - Marcos Rey

Autor: Marcos Rey
Editora: Ática
Gênero: Suspense/Infanto-Juvenil
Número de Páginas: 128 páginas
Número de Estrelas: 2 estrelas
Skoob: Enigma na Televisão
Comprar: Saraiva | Estante Virtual

Eu não poderia deixar o mês do horror sem uma história especialmente para os mais jovens, mas com requintes de suspense e terror. O livro faz parte de uma antiga série dedicada ao público jovem e teve sua primeira publicação em 1987. É uma história curtinha que li em dois dias (pretendia ser só em um, mas o sono me venceu, infelizmente!).

Um simples beijo de novela desencadeia o pânico nos bastidores da TV Mundial. Mortes começam a ocorrer sem nenhuma pista concreta que leve ao assassino. Num palco onde desfilam integrantes da Liga das Sentinelas, dispostas a tudo para manter a moral e os bons costumes, atores decadentes, atrizes em ascensão, jornalistas apaixonados por livros, quem poderia ser o autor das mortes em série?
 O livro é dividido em duas partes principais e com eventos bem distintos: a primeira se chama "Aguardem a Próxima Atração!" e a segunda se chama "A Garoto das Amenidades". Este primeira contém a maior parte dos assassinatos envolvendo os empregados da TV Mundial. Essa segunda já partirá do ponto em que o irmão de Paulo Maciel entra no seu lugar na emissora de tevê e começa a investigar as crimes. A segunda parte é bem maior que a primeira, mas a história é contada de um jeito tão simples e sem enrolação, que, aliado aos capítulos curtíssimos faz o enredo se desenrolar suavemente.
— Quem procede como ele procedia, estimulando o pecado, pervertendo os corações, envenenando a alma dos jovens, um dia recebe o castigo.
A livro acaba fazendo uma forte crítica ao conteúdo que nos é transmitido nas televisões, cinema, música e livros, mas como o foco aqui (a obra) são as emissoras de tevê, vou me deter às telenovelas. Petra Santana e seu grupo de sentinelas tem um único dever moral: acabar com o apelo sexual das novelas. Esse é um assunto um tanto recorrente nas rodas de discussão quando o tema recai sobre o meio televisivo, afinal de contas, consciente ou inconscientemente, a televisão e o que é mostrado lá exerce um poder e tanto sobre nossas atitudes e opiniões.

A história não é tão mirabolante e, devo admitir, é cheia de clichês que logo na primeira página, você já nota. Consegui descobrir o assassino antes de revelarem e com poucas pistas, mas isso não tira a graça do livro. Mas é algo que vale a pena ler e dar de presente a alguma criança - sem cortar as cenas dos assassinatos!

Uma coisa que eu adorei no livro são as ilustrações. Sim, ainda sou um pouco criancinha quando o assunto é livros com ilustrações. Elas são bem legais e, poucas vezes, ajudam a imaginar a cena ou objetos ou personagens direitinho.

A série Vaga-Lumes também conta com vários outros títulos do gênero suspense e o próprio autor Marcos Rey é responsável pela criação de alguns deles: Corrida Infernal, Gincana da Morte, Na Rota do Perigo, O Rapto do Garoto de Ouro. Gostei muito da ideia de apresentar essas temáticas para os jovens que estão iniciando no mundo da leitura, pois assim, vão se acostumando com os assuntos tratados em outras obras mais "pesadas".

Acho que vou ler alguns outros títulos.

2 comentários:

  1. Vou te bater kkkk
    Não sei quantos anos você tem, mas quando li esse livro eu tinha 11 anos e ele virou um dos meu favoritos, na verdade Marcos Rey foi o primeiro escritor que eu quis conhecer e chorei quando descobri que ele já era falecido. Se eu lesse hoje também acharia a história fraquinha, mas para um Infanto-Juvenil é muito boa, graças a esses livros eu me apaixonei pelo suspense policial.

    Coração Leitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkk juro que só fui conhecer a série Vagalume agora, na adolescência. Se eu tivesse tido contato com esses livros antes, provavelmente os amaria. Minha infância foi marcada por Goosebumps e Stephen King.

      Excluir